A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO STEAM

A palavra significa um acrônimo das palavras em Inglês , Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Alternativamente, STEAM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Mas a educação STEAM é muito mais do que apenas juntar as disciplinas destas quatro áreas. É uma filosofia da educação que abrange habilidades e assuntos de ensino de uma maneira que se assemelha à vida real.

O componente principal STEAM é a integração. Em vez de ensinar disciplinas em aulas independentes, as lições são bem construídas, baseadas em projetos e pesquisas, com foco no aprendizado interdisciplinar. STEAM se alinham com a maneira como trabalhamos e resolvemos problemas em nossas vidas diárias. Criando uma maneira excepcional de instruir e aprender. Com o STEAM, estamos ensinando habilidades da maneira como elas serão usadas no mundo real. Raramente um trabalho exige apenas um conjunto de habilidades, como matemática. Imagine um arquiteto, eles usam ciências, matemática, engenharia e tecnologia para fazer seu trabalho. Os sujeitos não trabalham por conta própria; eles são entrelaçados de maneira prática e contínua, permitindo ao arquiteto projetar edifícios complexos.

STEAM não é novo, é simplesmente maneiras de entender e aplicar uma forma integrada de aprendizado que se assemelha à vida real. Em vez de ensinar matemática separada da ciência, elas podem ser ensinadas juntas de uma maneira que mostre como o conhecimento dessas duas áreas se complementam e se apoiam.

COMO O STEAM MELHORARÁ O APRENDIZADO DO ALUNO?

Empregos no mundo real são interdisciplinares. Precisamos educar as crianças sobre como os sujeitos se integram e trabalham juntos. Eles precisam desenvolver diversos conjuntos de habilidades e uma paixão pela exploração e crescimento. Não precisamos mais de crianças para memorizar fatos aleatórios. Temos tantos fatos em nossas pontas dos dedos agora. Quando estou tendo um debate com alguém, posso retirar meu telefone e, em segundos, ter todos os fatos. A educação não é mais sobre memorizar fatos. Em vez disso, é sobre aprender a pensar criticamente e avaliar as informações. Como aplicar conhecimentos, pesquisas e habilidades para resolver problemas. As habilidades precisam ser ensinadas de maneira aplicada, como parte de um todo maior, em vez da abordagem tradicional dos silos de disciplinas individuais.
O STEAM abraça os 4 Cs identificados como chave na educação do século XXI: Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico e Comunicação.


Nosso programa une a força da robótica com o mundo dos games, os alunos aprendem enquanto resolvem problemas do mundo real no mundo virtual, unindo prática, construção de protótipos e trabalho em equipe. Os alunos se divertem enquanto aprendem! Esse é um projeto criado para a geração 4.0, através da cultura Maker, ou faça você mesmo... Na prática, os alunos encontram e resolvem os problemas em uma cidade virtual, usando componentes eletrônicos reais encontrados dentro do próprio jogo. Nesse mundo, usamos sempre o conceito de cidade inteligente (FAB CITY) e eles recebem educação para o trânsito, educação, ambiental, social, etc. Depois de resolverem os problemas no mundo virtual, são desafiados a montar um time e trabalharem como engenheiros, técnicos e cientistas, testando as soluções no mundo real. Damos todo o treinamento para que o professor/mediador entenda o programa, incluindo o simulador FabCityGame, os kits e a linguagem de programação. O treinamento é contínua com capacitações semestrais e acompanhamento durante todo o ano.