PROGRAMA DE MEDIAÇÃO
SUPER GENIUS MAKERS
História Resumida de Reuven Feuerstein
Professor e psicólogo judeu-israelense, criador da Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural (MCE), estudou na Universidade de Genebra sob orientação de Jean Piaget, André Rey, Barbel Inhelder e Marguerite Loosli Uster. Ele foi o presidente do Centro Internacional pelo Desenvolvimento do Potencial de Aprendizagem (ICELP) em Jerusalém.
Os conceitos de que a inteligência é plástica e modificável, e que a inteligência pode ser pensada, são centrais na Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural. A inteligência pode ser desenvolvida em um ambiente de aprendizagem mediada criado a partir da teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada.
Depois de 50 anos de sucesso, documentados por mais de 1500 pesquisas científicas com várias populações, incluindo engenheiros da Motorola (EUA), estudantes carentes em comunidades rurais do Brasil (Bahia), imigrantes nãoalfabetizados (Etiópia), crianças autistas e com síndrome de Down (Jerusalém-Israel), estudantes do ensino médio com baixo aproveitamento em matemática (Cleveland, Ohio, EUA) e muitos outros grupos. Tem um neto portador da síndrome de Down que foi auxiliado por seus métodos e que apresentou bom desempenho na escola regular.
Feuerstein desenvolveu uma versão básica do PEI para uso com crianças e
adolescentes com dificuldades cognitivas profundas. Projetos através do estado do
Alasca (EUA), Grã-Bretanha, Itália, Índia e Japão tem sido desenvolvidos, explorando
a aplicabilidade de novos instrumentos com jovens com dificuldades diversas de
aprendizagem..
Mediador
Um mediador é uma pessoa que trabalha interagindo com o aprendiz estimulando suas funções cognitivas, organizando o pensamento e melhorando processos de aprendizagem.
Funções cognitivas:
Percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
A função executiva
A função executiva (também conhecida como controle cognitivo e sistema supervisor atencional) é um termo abrangente para a gestão (regulação, controle) dos processos cognitivos, incluindo memória de trabalho, raciocínio, flexibilidade de tarefas e resolução de problemas, bem como o planejamento e execução.
Teoria da modificabilidade cognitiva
estrutural (MCE)
A teoria da modificabilidade cognitiva estrutural (MCE), baseia-se na premissa de que existe um potencial de aprendizagem a ser desenvolvido por qualquer sujeito, independentemente de sua idade ou origem étnica ou cultural.
De acordo com Feuerstein, a maioria de nós apresenta uma série de "funções cognitivas deficientes", ou seja, nossos processos mentais raramente operam em um nível ótimo de funcionamento. A partir de uma avaliação adequada, e com o auxílio de instrumentos concretos de apoio psicopedagógico, a maioria dos indivíduos torna-se então capaz de desenvolver essas potencialidades.
CRITÉRIOS DE MEDIAÇÃO
Os doze critérios ou características de mediação conforme a Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva.
01. Mediação da intencionalidade e da reciprocidade;
O mediador precisa ter o objetivo de ensinar e, por meio de suas ações, garantir que o que está sendo ensinado realmente seja aprendido.
O mediado precisa querer aprender, portanto, a reciprocidade também deve ser um dos objetivos a serem conquistados pelo mediador
1 - Intencionalidade e Reciprocidade
Deve conquistar seus alunos para a vontade de aprender. Para isso, o mediador deve estar aberto às respostas do aluno, mesmo àquelas contrárias as suas expectativas
1 - Intencionalidade e Reciprocidade
Dicas
Estar bem preparado e organizadopara o trabalho proposto.
Estar atento ao movimento do grupo.
Envolver o aluno, convidá-lo a participar da construção dos conceitos, das estratégias, promovendo a coautoria. (fazer junto)
Fazer contato visual, encorajar a elaborar e responder questões.
Pergunta básica: ’’O quê eu pretendo que vocês façam com esta tarefa?