A FIRST Arduino League (FAL)
é um programa sem fins lucrativos, para jovens com idades de 7 a 15 anos A FAL foi criada pela Super Genius Makers com a finalidade de propagar o conceito da Super Genius, de incentivar e inspirar jovens a criarem um mundo melhor, mais tecnológico, autônomo, sustentável e harmônico, utilizando situações reais. A cada ano, o programa passa para uma nova temporada, baseada em um tema diferente, relacionado às ciências e à comunidade. Assim, cada desafio dentro da competição é ligado a esse tema. O evento envolve encontrar um problema do mundo real, relacionado ao tema e criar um protótipo da solução para ser apresentado para uma banca de juízes na FAL. Durante a temporada, as equipes de jovens reúnem-se para projetar e compartilhar os seus conhecimentos e ideias. Desse modo, a FAL visa despertar nos jovens o entusiasmo pela descoberta, a ciência, a tecnologia, o empreendedorismo, a inovação, a cidadania, competição amigável, a criatividade e as amizades. A FAL, em conjunto com os mediadores das equipes:
- Busca soluções para problemas do cotidiano, sobre um tema definido pelos organizadores a cada temporada;
- Conhece as suas pesquisas e propostas de solução;
- Avalia seu protótipo, programado pelo Arduíno;
- Encoraja os jovens participantes a pensarem como empreendedores e inventores;
- Proporciona divertimento, criatividade e experiência na aprendizagem prática;
- Estimula os jovens a experimentarem e ultrapassarem obstáculos;
- Cria autoestima e confiança nos participantes;
- Inspira os jovens a participarem na construção de um mundo melhor, utilizando-se da tecnologia inovadora.
Valores Fundamentais
A FAL e seus desafios são baseados nos valores fundamentais definidos a partir da ideia de uma competição amigável e profissional, sem deixar de lado o espírito de competitividade e diversão. Durante a temporada e nos dias da competição, os seguintes valores devem ser seguidos por todos os competidores, mediadores, juízes, organizadores e participantes no geral:
- Trabalhar em equipe para descobrir a melhor solução para o problema encontrado;
- Inovar através de criações originais para o protótipo inovador e o robô;
- Demonstrar como o projeto da sua equipe vai impactar e trazer inclusão;
- Ajudar outras equipes no que for preciso visando uma competição amigável;
- Se divertir e comemorar tudo o que você e sua equipe fizerem juntos!
Protótipo Inovador
O protótipo da sua equipe deve ser construído pensando em resolver o problema encontrado por vocês, relacionado ao tema desta temporada. Pode ser algo totalmente novo, ou a inovação de algo já existente. A plataforma utilizada será o Arduíno, com a programação sendo em C++ e/ou Python. A partir disso, deve ser feita uma apresentação eficiente e rápida para os juízes, demonstrando o problema encontrado e a solução descoberta.
Desafios Extras
Durante a FAL, serão feitas competições extras para quem se inscrever com antecedência, incluindo prêmios previamente definidos. Os detalhes dessas competições serão exibidos em suas respectivas regras de participação. Os desafios extras serão:
- Competição de cosplays;
- Competição de games;
- Batalhas de robôs;
- Batalha de cubo mágico;
- Concursos de danças;
- Entre outros;
- Cria autoestima e confiança nos participantes;