A FIRST Arduino League (FAL)


é um programa sem fins lucrativos, para jovens com idades de 7 a 15 anos A FAL foi criada pela Super Genius Makers com a finalidade de propagar o conceito da Super Genius, de incentivar e inspirar jovens a criarem um mundo melhor, mais tecnológico, autônomo, sustentável e harmônico, utilizando situações reais. A cada ano, o programa passa para uma nova temporada, baseada em um tema diferente, relacionado às ciências e à comunidade. Assim, cada desafio dentro da competição é ligado a esse tema. O evento envolve encontrar um problema do mundo real, relacionado ao tema e criar um protótipo da solução para ser apresentado para uma banca de juízes na FAL. Durante a temporada, as equipes de jovens reúnem-se para projetar e compartilhar os seus conhecimentos e ideias. Desse modo, a FAL visa despertar nos jovens o entusiasmo pela descoberta, a ciência, a tecnologia, o empreendedorismo, a inovação, a cidadania, competição amigável, a criatividade e as amizades. A FAL, em conjunto com os mediadores das equipes:

  • Busca soluções para problemas do cotidiano, sobre um tema definido pelos organizadores a cada temporada;
  • Conhece as suas pesquisas e propostas de solução;
  • Avalia seu protótipo, programado pelo Arduíno;
  • Encoraja os jovens participantes a pensarem como empreendedores e inventores;
  • Proporciona divertimento, criatividade e experiência na aprendizagem prática;
  • Estimula os jovens a experimentarem e ultrapassarem obstáculos;
  • Cria autoestima e confiança nos participantes;
  • Inspira os jovens a participarem na construção de um mundo melhor, utilizando-se da tecnologia inovadora.

Valores Fundamentais


A FAL e seus desafios são baseados nos valores fundamentais definidos a partir da ideia de uma competição amigável e profissional, sem deixar de lado o espírito de competitividade e diversão. Durante a temporada e nos dias da competição, os seguintes valores devem ser seguidos por todos os competidores, mediadores, juízes, organizadores e participantes no geral:

  • Trabalhar em equipe para descobrir a melhor solução para o problema encontrado;
  • Inovar através de criações originais para o protótipo inovador e o robô;
  • Demonstrar como o projeto da sua equipe vai impactar e trazer inclusão;
  • Ajudar outras equipes no que for preciso visando uma competição amigável;
  • Se divertir e comemorar tudo o que você e sua equipe fizerem juntos!

Protótipo Inovador


O protótipo da sua equipe deve ser construído pensando em resolver o problema encontrado por vocês, relacionado ao tema desta temporada. Pode ser algo totalmente novo, ou a inovação de algo já existente. A plataforma utilizada será o Arduíno, com a programação sendo em C++ e/ou Python. A partir disso, deve ser feita uma apresentação eficiente e rápida para os juízes, demonstrando o problema encontrado e a solução descoberta.


Desafios Extras

Durante a FAL, serão feitas competições extras para quem se inscrever com antecedência, incluindo prêmios previamente definidos. Os detalhes dessas competições serão exibidos em suas respectivas regras de participação. Os desafios extras serão:

  • Competição de cosplays;
  • Competição de games;
  • Batalhas de robôs;
  • Batalha de cubo mágico;
  • Concursos de danças;
  • Entre outros;
  • Cria autoestima e confiança nos participantes;