Habilidade e Competências são termos muito citados atualmente por conta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que chega às escolas da rede pública e particular de todo o Brasil em 2020. A partir dos anos 70, a palavra passou a ser associada à qualificação profissional e utilizada na educação apontando a necessidade de a escola desenvolver uma matriz de avaliação mais efetiva. “Nos anos 2000, essa concepção começa a aparecer no Brasil por meio das grandes avaliações, como o ENEM”.

COMPETÊNCIA é a capacidade de mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências para resolver problemas da vida real, como pensamento crítico, empatia, resiliência e flexibilidade.

Já as HABILIDADES indicam o que aprendemos a fazer e são sempre associadas a verbos de ação, como planejar, tomar decisões, negociar, etc. No contexto escolar, ler e interpretar um texto, apresentar um trabalho para os colegas e realizar operações matemáticas são exemplos de habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo da evolução escolar.

“As competências só serão alcançadas plenamente se as habilidades forem sendo desenvolvidas em todos os anos, por todos os componentes curriculares. Vale dizer que muitas habilidades demoram muito tempo para serem adquiridas”.

De acordo com Feuerstein, a maioria de nós apresenta uma série de "funções cognitivas deficientes", ou seja, nossos processos mentais raramente operam em um nível ótimo de funcionamento. A partir de uma avaliação adequada, e com o auxílio de instrumentos concretos de apoio psicopedagógico, a maioria dos indivíduos torna-se então capaz de desenvolver essas potencialidades.

Em nossas aulas, os alunos vivenciam tudo isso ao resolverem problemas de forma concreta, elas são desafiados a montarem um time e trabalharem como engenheiros, técnicos e cientistas, testando protótipos no mundo real. Assim, são preparados para a vida, desenvolvendo as habilidades e as competências para o mudo moderno.

Todos os nosso professores são treinados a fazerem mediações durante as atividades, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o nosso Programa de Mediação, baseada na teoria na modificabilidade cognitiva estrutural de Reuven Feuerstein.